Ozônio no tratamento da má circulação

Author : Maria Clara da Mata | Published On : 29 Jun 2024

A via de aplicação e a maneira com que o ozônio medicinal será utilizado variam segundo os efeitos biológicos pretendidos no organismo das pessoas afetadas por essa condição. Esses problemas podem ainda favorecer o surgimento de sintomas mais graves como entupimento das artérias, úlceras varicosas, trombose, entre outros. A má circulação sanguínea também pode estar relacionada à dificuldade de concentração e até situações de baixa libido ou disfunção erétil. “Os poucos estudos científicos que foram realizados relacionando ozonioterapia com a saúde humana são de péssima qualidade metodológica. Além disso, esses artigos não são publicados em revistas científicas de referência.

Ozonioterapia: quais os riscos para a saúde e as indicações regulamentadas no Brasil


O ozônio atua como um forte oxidante, provocando diversas reações bioquímicas no organismo. Por exemplo, ele ativa a ação do sistema imunológico, e pode gerar um aumento na produção de energia e no envio de oxigênio para as células. Há algum tempo, no Brasil, esse recurso é utilizado na área odontológica, como no tratamento de cáries e em cirurgias. A Associação Médica Brasileira (AMB) se posicionou contra o uso da ozonioterapia  em nota oficial, divulgada em 2021. No entanto, é importante destacar que o uso ainda é bastante controverso no Brasil e no mundo. Isso porque os seus possíveis benefícios ainda precisam de comprovação científica.

Quais são os riscos da aplicação de ozônio?


O ozônio, que tem um elétron “despareado”, causa um grande processo de antioxidação no organismo, combatendo as células adoecidas e a formação de radicais livres. Ele atua diretamente na cascata anti-inflamatória do corpo, modificando as citoquinas inflamatórias, por isso tão funcional para inflamações. ozonioterapia estética antes e depois , ele destrói a membrana dos fungos e inibe a replicação viral e bacteriana, sendo considerado o antigermicida mais eficaz que temos. Em comparação ao cloro, por exemplo, usado desde em centros cirúrgicos até para limpeza nas residências e desinfecção de legumes e vegetais, estudos comprovam que ele é 3.500 vezes mais eficaz. O ozônio atua estimulando diretamente a matriz de colágeno e elastina, e por essa razão vem sendo cada vez mais utilizado nas patologias de desgastes articulares e, além disso, em processos estéticos.

  • “É possível eliminar qualquer infecção microbiana presente na região e combater outras questões cutâneas, como caspa e dermatite”, diz Luciano.
  • O ozônio atua estimulando diretamente a matriz de colágeno e elastina, e por essa razão vem sendo cada vez mais utilizado nas patologias de desgastes articulares e, além disso, em processos estéticos.
  • No início da pandemia, surgiram algumas fake news de que a ozonioterapia, quando aplicada via retal, poderia ser eficaz no tratamento do novo coronavírus.
  • O objetivo é melhorar a oxigenação dos tecidos e também fortalecer o sistema imunológico por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo.
  • Além disso, quando a ozonioterapia é aplicada na forma de gás, a sua inalação pode causar irritação nos pulmões, edema pulmonar, problemas nos olhos, coração e cérebro.


Ozonioterapia: Anvisa esclarece as indicações aprovadas até o momento



Em 2018, o Conselho Federal de Medicina determinou que esse tipo de recurso não é permitido para tratamentos médicos, e pode ser realizado apenas para estudos científicos de cunho experimental. Além disso, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) se posicionou contra o uso de ozonioterapia como terapia complementar ao tratamento de artrite reumatoide por falta de evidência científica que comprove sua segurança e eficácia a longo prazo. No entanto, ainda em 2018, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que classifica a ozonioterapia como um procedimento de caráter experimental. Dessa forma, seu uso deveria ser limitado apenas para estudos e ao ambiente acadêmico. Há ainda o risco de provocar efeitos colaterais e problemas de saúde – principalmente se a técnica for administrada de forma inadequada e por profissionais sem experiência.

doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento


Existem diversas causas para a coceira no corpo, desde um simples ressecamento, até alergias ou doenças graves, como cirrose, diabetes ou linfoma. Confira a lista completa dos problemas mais comuns que causam coceira no corpo e o que fazer em cada situação para acabar com o desconforto. Além disso, a ozonioterapia não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como forma de tratamento, sendo ainda considerado um procedimento experimental. No entanto, a ozonioterapia ainda tem sido estudada e, atualmente, não é aprovada pela ANVISA com estas indicações, por não existirem evidências científicas que comprovem os seus benefícios nestas situações.

A aplicação de glicose é feita com uma solução concentrada de glicose, geralmente 50% ou 75%, sendo facilmente absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de complicações ou alergias durante ou após o tratamento. No entanto, não é indicada para pessoas diabéticas, pois pode interferir nos níveis de açúcar no sangue. Entenda melhor como funciona a escleroterapia com glicose e os possíveis efeitos colaterais. A escleroterapia com espuma é um tratamento eficaz para varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos de até 4 mm de diâmetro ou para as microvarizes. A técnica é feita pelo angiologista e consiste na aplicação da espuma de polidocanol, diretamente nas varizes, fechando a veia. Por ter poucos estudos científicos que atestem a sua eficácia e segurança, os efeitos colaterais da ozonioterapia também não estão muito claros. No entanto, a aplicação da técnica por profissionais não qualificados (ou que estejam fora de sua área de atuação) pode oferecer riscos à saúde.

Escleroterapia com espuma: o que é e como é feita e possíveis riscos


No Brasil, a ozonioterapia surgiu por volta de 1980, ainda de forma experimental. A seguir, veja mais detalhes sobre a ozonioterapia, riscos e quais são indicações de uso regulamentadas no Brasil. O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico. Beber água da torneira não filtrada ou de fontes não controladas é um grande risco para a saúde, pois pode causar doenças, como cólera, leptospirose e giardíase, por exemplo. Essa pode ser uma boa pedida também para quem faz coloração no cabelo com frequência. “O ozônio é bom para cabelo com tintura, pois fortalece os laços entre os fios de cabelo e o corante, mantendo o brilho por mais tempo”, informa Luciano.

O ozônio é um composto químico muito conhecido por estar presente na estratosfera do planeta terra. Ele é um gás composto por 3 moléculas de oxigênio, e nesse contexto, age limitando a passagem dos raios ultravioletas. Acredita-se que quando o ozônio entra em contato com os fluidos corporais, há um aumento de proteínas, glóbulos vermelhos e o suprimento de oxigênio no corpo. A descamação da pele normalmente é provocada por situações simples, como o ressecamento da pele.
Mesmo com analgesia, a comunicação verbal com o médico é mantida durante o procedimento. A vantagem é que, tão rapidamente como é absorvido, o óxido nitroso é eliminado por meio da respiração. A cervicalgia muitas vezes está associada à inflamação das estruturas cervicais, como os músculos, ligamentos e articulações. O ozônio é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação e o inchaço nessas áreas. A dor na panturrilha, também chamada de batata da perna, pode acontecer devido à prática de atividade física intensa ou ser consequência da presença de um cisto ou ruptura do tendão de Aquiles, por exemplo, sendo importante consultar o médico. A cirurgia para varizes é utilizada quando outras formas de tratamento não-invasivo, como dieta ou uso de meias compressivas, por exemplo, não conseguiram eliminar ou disfarçar as varizes, que...